Home
Resultados
Convênios
Fale Conosco
 
 
   
   
 
LABORTEST RV
A empresa
Missão e Valores
Gestão de Qualidade
Unidades de Coletas
DIRETORIA
Nossa Equipe
SERVIÇOS
Médicos Solicitantes
Parceria com Empresas
Laboratórios Apoiados
REDES DE CONVÊNIOS
Nossos convênios
EXAMES
Consulte suas dúvidas
ESPAÇO SAÚDE
Informativos
LINKS ÚTEIS
Links
Informativo
Exames Toxicológicos para motoristas profissionais - 26/08/2016 16:37:59

Desde o dia 2 de março de 2016, a Resolução 517 criada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor, e exige que motoristas profissionais apresentem o exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção em Cabelo, junto aos demais exames médicos obrigatórios. O objetivo da medida é reduzir mortes ocorridas em estradas brasileiras, uma vez que o álcool e as drogas são fatores significativos em causas de acidentes.



De acordo com a Portaria 116 do Ministério do Trabalho, todos os motoristas profissionais devem realizar o exame tanto para obter ou renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E, quanto em processos de contratação em CLT (admissional e demissional).





Os exames Toxicológicos de Larga Janela de Detecção em Cabelo são feitos a partir de uma amostra de queratina do paciente, com a retirada indolor de uma pequena amostra de cabelo ou pelo. A análise da amostra revela se houve uso de álcool, maconha, haxixe, skunk, cocaína, crack, merla, codeína, morfina, heroína, ecstasy, MDMA, MDA, metanfetaminas, anfetaminas, mazindol, femproporex e anfepramona, e ainda pode indicar o uso ou abstinência dessas substâncias por um longo período de tempo.



Para que o profissional obtenha resultado negativo no exame, ou seja, nenhuma substância seja detectada, é necessário um período de pelo menos 90 dias de abstenção. Dessa forma, é possível identificar usuários habituais ou dependentes químicos, impedindo sua contratação e/ou barrando a obtenção e renovação de sua CNH.

Entre em contato pelos telefones:

(64)3602-9500 e (64)3611-1000


 
 
   

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Copyright 2010 LaborTest RV- Todos os direitos reservados